Grupo Pretas & Pretos refaz ‘Tributo a Martin Luther King’ no EP ‘Resistência’

0
17

Composição de Wilson Simonal e Ronaldo Bôscoli é a única regravação do disco que sai em 17 de novembro com quatro músicas autorais do coletivo paulista. Formado em 2021, o grupo Pretas & Pretos apresenta músicas autorais como ‘Carapuça’ e ‘Sambacolá’ no EP ‘Resistência’
Isabelle Andrade / Divulgação
♪ Standard do soul brasileiro que se tornou o maior sucesso do cancioneiro autoral de Wilson Simonal (1938 – 2000), artista carioca mais celebrado como cantor do que compositor, Tributo a Martin Luther King é parceria de Simonal com Ronaldo Bôscoli (1928 – 1994).
Afinada com o movimento Black Power que irrompeu nos Estados Unidos ao longo dos anos 1960, a música foi gravada por Simonal em fevereiro de 1967 e lançada em disco em single editado em julho daquele ano de 1967. Decorridos 56 anos, o orgulho negro de Tributo a Martin Luther King reverbera em Resistência, EP do grupo paulista Pretas & Pretos.
Programado para ser lançado em 17 de novembro, com cinco músicas, o disco Resistência é essencialmente autoral, mas abre com Tributo a Martin Luther King. “Não vão nos calar / Não vamos parar / Não adianta nos intimidar / O gueto cansou / Favela gritou”, brada o grupo Pretas & Pretos em versos da música-título Resistência.
Pretas & Pretos é grupo de representatividade associado ao Instituto Anelo, associação civil sem fins lucrativos que oferece ensino gratuito de música na periferia da cidade de Campinas (SP). Formado em 2021 por professores e colaboradores da instituição, o grupo foi criado para acentuar e valorizar a presença do negro no Instituto Anelo, cujo quadro de professores é de maioria preta.
Filho de Simonal, o cantor Wilson Simoninha participa do EP Resistência na música Carapuça (Luccas Soares). O cantor Walmir Borges também figura no disco na gravação de Sambacolá (Luccas Soares). A música Deixa a senzala (Luccas Soares) completa o repertório de Resistência, EP gravado com arranjos e direção musical do violonista Josimar Prince.
O grupo Pretas & Pretos é formado por Deivyson Fernandez (piano), Edmilson Santos (sax tenor e flauta), Filipe Lapa (bateria), Gláucio Sant’Ana (trombone), Josias Teles (baixo), Josimar Prince (violão e voz), Levi Macedo (voz), Luccas Soares (voz), Michael Charles Santiago (voz), Renan Augusto (guitarra), Renata Alves (voz), Romulo Oliveira (sax soprano e flauta) e Simone Janita (voz).
Capa do EP ‘Resistência’, do grupo Pretas & Pretos
Divulgação

Fonte: G1 Entretenimento