Tocantins atualiza os dados da vacinação contra Covid após mais de 30 dias

0
57

Segundo o governo, o sistema de informação estava com instabilidade após o ataque ocorrido no dia 10 de dezembro. Dados da vacinação contra Covid no Tocantins estão desatualizados desde o dia 15 de dezembro
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins
Os dados oficiais da vacinação contra a Covid-19 no Tocantins foram atualizados nesta terça-feira (18), após mais de 30 dias. Até as primeiras horas desta manhã, as informações que apareciam no site Integra Saúde eram antigas, relativas ao dia 15 de dezembro.
Em nota enviada por volta de 10h30 desta terça-feira, a Secretaria de Estado da Saúde chegou a dizer que o sistema de informação ainda estava com instabilidade, ocorrida após o ataque de hackers ao sistema do Ministério da Saúde, não sendo possível acessar os dados.
A pasta complementou que aguardava a correção do problema no sistema do Ministério da Saúde para retomar a divulgação precisa das imunizações no Tocantins.
No entanto, momentos depois, o Vacinômetro foi atualizado. Segundo as informações, o estado já recebeu 2.706.655 doses contra a Covid. Desse total, 2.683.110 unidades foram distribuídas aos municípios tocantinenses e 2.064.324 foram aplicadas.
Até agora, 1.058.452 moradores do estado se vacinaram com a primeira dose. O número equivale a 66,39% da população.
A quantidade de pessoas vacinadas com a segunda dose é de 834.409, o que equivale a 51,82%. Ainda segundo os dados, 134.924 moradores tomaram a dose do reforço.
Essa ausência dos moradores preocupa porque nas últimas semanas o número de casos ativos voltou a crescer rapidamente. Em Araguaína a ocupação dos leitos de UTI dedicados a pacientes com a Covid-19 já chega a 80%.
Na capital, para tentar contornar o problema foi criado o projeto Busão Mais Saúde, para levar a vacina até pontos de grande movimentação. O veículo estaciona em locais como parques, praças ou até mesmo shoppings e atende por demanda espontânea. A ideia é alcançar quem se esqueceu da data da vacinação ou simplesmente não quer ir até o postinho.
Entenda
O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers na madrugada de 10 de dezembro de 2021. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.
Segundo o ministério, foram atingidos os seguintes sistemas:
e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
ConecteSUS
funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
Por causado ataque, os dados da vacinação contra Covid em todo o país desapareceram.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins