Prefeitura de Peixe quer entregar Ecopraia da Tartaruga para iniciativa privada por três anos

0
13

Destino é um dos mais procurados da região, durante a temporada de praias do Tocantins. Justificativa do município é a falta de recursos para custear a estrutura e programação. Ecopraia da Tartaruga se forma com a baixa no rio Tocantins
Aldemar Ribeiro/ATN/Divulgação
A Prefeitura de Peixe, no sul do estado, abriu um edital de concorrência para concessão do direito de exploração da Ecopraia da Tartaruga por um período três anos. O destino é um dos mais procurados da região durante a temporada de praias do Tocantins e em anos anteriores chegou a receber mais de 20 mil pessoas. A justificativa do município é a falta de recursos para custear a estrutura e programação.
O edital de concessão foi lançado no último dia 13 de maio e receberá propostas até o próximo dia 25. Além da área da praia, também será concedida, de forma gratuita, a região onde é feito o estacionamento dos veículos às margens do rio Tocantins. Confira o edital.
Segundo o documento, a temporada na Ecoparia da Tartaruga será realizada anualmente no período de junho a agosto. A empresa vencedora deverá organizar, operacionalizar e coordenar a execução de todos os eventos, fornecendo todo o material e serviço técnico necessário.
Destino atrai milhares de visitantes durante a temporada de praias
Aldemar Ribeiro/ATN/Divulgação
A remuneração da empresa vencedora será feita pela exploração dos espaços públicos durante a temporada, mas o documento não deixa claro se será cobrada taxa de entrada ou de estacionamento. Por outro lado, especifica que a proposta dever conter um plano de exploração da travessia dos usuários para a praia.
LEIA TAMBÉM
Bombeiros emitem norma técnica com regras de segurança para balneários no Tocantins
Os empresários interessados deverão apresentar um projeto para montagem de toda estrutura, campanha publicitária para a temporada, um calendário de eventos, estimativa de investimentos e geração de empregos, entre outras informações.
A justificativa da prefeitura é que o município está com a situação financeira ruim e tem outras prioridades a serem cumpridas com o pagamento do novo piso do magistério, reajustes de salários, reajustes, além da necessidade de investir na infraestrutura da cidade.
A praia
A Ecopraia da Tartaruga é uma das mais procuradas durante o verão tocantinense. A praia de areias brancas surge no verão no meio do rio Tocantins. Nos últimos anos a temporada foi cancelada por causa da pandemia de Covid. Para este ano, com a retomada das atividades e eventos, a expectativa é que o destino volte a atrair muitos turistas.
Embarcação fazendo a travessia dos visitantes para Ecopraia da Tartaruga, em Peixe
Aldemar Ribeiro/ATN/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins