Estado tem 252 mil pessoas que não tomaram segunda dose contra Covid; jovens e adolescentes são os mais faltosos

0
4

Ausência preocupa porque nas últimas semanas o número de casos ativos voltou a crescer rapidamente. Dados da vacinação voltaram a ser atualizados após mais de 30 dias. Vacinas contra a Covid e gripe são aplicadas em shopping de Palmas
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
O Tocantins tem 252.788 moradores que ainda não retornaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose contra Covid-19. Os dados da vacinação no estado voltaram a ser atualizados nesta terça-feira (18), após mais de 30 dias sem um panorama detalhado.
Número de atrasados por imunizante:
Pfizer: 162.043
AstraZeneca: 62.748
CoronaVac: 27.997
Segundo o balanço da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os adolescentes e jovens são os públicos mais faltosos.
Na faixa etária de 12 a 19 anos são 75.535 pessoas que não procuraram o sistema de saúde para receber a segunda dose. Outros 67.794 tocantinenses com idades entre 20 e 29 anos também não completaram o esquema vacinal.
LEIA TAMBÉM
Tocantins atualiza os dados da vacinação contra Covid após mais de 30 dias
Palmas requisita 15 leitos em hospital particular para atender pacientes com Covid-19
“São dados assustadores e que precisam ser reduzidos urgentemente. Estamos recebendo as doses com frequência, mas a população não está procurando a imunização. Por consequência, somos obrigados a reabrir leitos de UTI Covid”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.
Essa ausência dos moradores preocupa porque nas últimas semanas o número de casos ativos voltou a crescer rapidamente. Em Araguaína a ocupação dos leitos de UTI dedicados a pacientes com a Covid-19 já chega a 80%. Em Palmas, o município voltou a requisitar leitos clínicos devido ao grande aumento nos índices.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins